|
Categoria: SAÚDE Publicado em: 08/07/2026 10:26:50 |
A Prefeitura Municipal de Guará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, nos dias 23 e 24 de junho de 2026, enfermeiros do município participaram da capacitação para inserção do Implante Subdérmico (Implanon), realizada em São José do Rio Preto/SP e promovida pela DRS VIII de Franca, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).
Durante a capacitação, os profissionais concluíram a etapa teórica, que contemplou aspectos técnicos, científicos, éticos e legais relacionados à inserção e ao manejo do implante subdérmico, método contraceptivo de longa duração que contribui para ampliar o acesso ao planejamento reprodutivo e à saúde da mulher.
A etapa prática será realizada posteriormente no município de atuação dos profissionais capacitados, sob supervisão e acompanhamento do Coren-SP, garantindo a segurança do procedimento, a qualidade da assistência e o cumprimento dos protocolos necessários para a habilitação dos enfermeiros na realização da técnica.
Após a conclusão da etapa prática e da habilitação dos profissionais, o método poderá ser ofertado às mulheres de 14 a 49 anos, conforme os protocolos e critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, fortalecendo o acesso à saúde sexual e reprodutiva das mulheres atendidas pela rede municipal.