|
Categoria: EDUCAÇÃO Publicado em: 03/09/2025 08:26:06 |
A rede pública de ensino em Guará vai ganhar um reforço de peso: a partir de 2026, a Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Badran, de São Joaquim da Barra, vai oferecer o ensino médio aos jovens da nossa cidade. A iniciativa, que faz avançar ainda mais a educação do município, foi comunicada ao prefeito Filipe Furtado nesta terça-feira 2 de setembro por dirigentes da própria instituição.
Reuniram-se com o prefeito o diretor da Etec de SJB, Rademaker Siena, o assistente administrativo de relações para parcerias, Carlos Justino de Souza, e o coordenador do polo da instituição em Guará, Juliano Gomes da Rocha. Também estiveram presentes o secretário municipal de Educação, José Paulo Silvério, e o diretor de Cultura da secretaria, Luiz Carlos dos Santos Júnior.
O ensino médio da Etec Badran em Guará terá um diferencial importante: ao final dos três anos convencionais dessa etapa de escolarização, o aluno sairá formado também em Técnico em Administração, com competência para atuar em diversos setores de empresas públicas e privadas, como as áreas de vendas, a área financeira e a área de Recursos Humanos (RH).
“O nosso ensino médio prepara o aluno tanto para a faculdade, caso ele decida fazer um curso superior, quanto para o mercado de trabalho”, explica Rademaker Siena. No primeiro ano de implantação, Guará terá uma sala com 30 alunos. Em 2027, a Etec terá também a sala do segundo ano e, em 2028, a sala de terceiro ano, todas com previsão para 30 estudantes.
Para ingressar na Etec, o aluno terá de prestar um vestibulinho, composto por 50 questões. O vestibulinho está marcado para o dia 30 de novembro. O período de inscrições será de 10 de setembro a 3 de novembro. Para se inscrever, o aluno deve acessar o site vestibulinho.etec.sp.gov.br.
O novo ensino médio vai funcionar à noite no prédio da Escola Municipal Urbano de Andrade Junqueira, que já abriga o curso Técnico em Logística da Etec Badran. Os futuros alunos terão direito à mesma refeição oferecida pela Secretaria de Educação à rede municipal de ensino. A cessão do espaço e a alimentação são, justamente, as contrapartidas da Prefeitura para a vinda do ensino médico da Etec.
“A educação de Guará avança ainda mais com a vinda do ensino médio da Etec Badran”, avalia José Paulo Silvério. “Essa iniciativa amplia os horizontes para os alunos, que passam a ter um curso técnico concomitante ao ensino médio, e abre oportunidades de trabalho para os professores”, explica o secretário municipal de Educação. O corpo docente do futuro curso será definido por processo seletivo a ser aplicado ainda neste ano.
Fundada em 1959, a Pedro Badran é uma das 212 Escolas Técnicas mantidas pelo Estado de São Paulo através do Centro Paula Souza, entidade mantenedora que abriga também as 83 Faculdades Técnicas de São Paulo (Fatec).