GUARAENSES ASSISTEM A ÓPERA DO SÉCULO XIX EM RIBEIRÃO PRETO

Categoria: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Publicado em: 04/09/2023 13:21:40

Aproximadamente 40 guaraenses tiveram um programa especialíssimo no sábado 26 de agosto, ao assistirem a uma ópera italiana no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. Com ingressos disponibilizados pelo Sesc e transporte pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, o grupo teve a oportunidade de presenciar um evento ímpar.

Com acompanhamento musical da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, cantores-atores ligados ao Consulado Geral da Itália em São Paulo e ao Instituto Italiano di Cultura San Paolo apresentaram a ópera “Cavalleria Rusticana”, do compositor Pietro Mascagni.

Composta em 1889 – ano da proclamação da República no Brasil – e executada pela primeira vez em 1890, no Teatro Constanzi, em Roma, “Cavalleria Rusticana” traduz um caso de amor e traição cujo desfecho é um duelo, ocorrido em um Domingo de Páscoa num povoado da Sicília.

“A ópera é um evento maravilhoso por envolver música, canto e teatro, todos em perfeito sincronismo”, afirma o secretário municipal de Educação, José Paulo Silvério. “Nós, de Guará, assim como o público em geral, todos ficamos encantados com a apresentação.”