GUARÁ CAPACITA FUNCIONÁRIOS SOBRE SEGURANÇA DE BARRAGENS

Categoria: SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
Publicado em: 04/09/2023 13:20:17

 

Representantes da Defesa Civil de Guará participaram de uma Capacitação sobre "Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência Municipal", na quinta-feira, 24 de agosto, em Araraquara. A capacitação tem como objetivo garantir a segurança e minimizar os riscos associados a essas estruturas, além da conscientização da população que vive em áreas de influência.

Estiveram presentes a diretora de Meio Ambiente e coordenadora da Defesa Civil do município, Laís Araújo; o chefe dos Vigias e agente da Defesa Civil, Ricardo Silva; e o representante da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Guilherme Cunha.

Considerando que o município de Guará se encontra na área de abrangência do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Barragem da PCH Retiro e da PCH Anhanguera - Celan, é do empreendedor a competência de elaborar o PAE, assim como elaborar o respectivo PLanCon, para disciplinar as ações de resposta que devem ser adotadas em caso de emergências com a barragem.

Durante a capacitação foram abordados temas relacionados ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, com foco na competência natural e integração da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) com todas as políticas setoriais e necessidade de elaboração de PLANCON (Plano de Contingência), aspectos legais da PNSB (Política Nacional de Segurança de Barragens), com integração com a PNPDEC, Plano de Ação de Emergência (PAE), com elaboração participativa direcionando o papel do poder público municipal e sua integração com o empreendedor, e elaboração do Plano de Contingência Municipal (PLANCON) para barragem.