A HISTÓRIA DO PROFESSOR ZÉ PAULO, NOVO CIDADÃO GUARAENSE

Categoria: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Publicado em: 04/09/2023 13:19:32

Em 26 de abril de 1984, José Paulo Servino Silvério nasceu em Ituverava. Nesta sexta-feira, 25 de agosto de 2023, o professor de História e secretário municipal de Educação José Paulo Servino Silvério se tornou cidadão guaraense, ao ser agraciado pela Câmara Municipal, em função dos relevantes serviços prestados especialmente à educação do município.

“Toda e qualquer transformação social passa pelo chão da escola”, discursou ele ao agradecer o carinho dos familiares e o apoio dos colegas de profissão, em uma cerimônia com a presença de muitas autoridades, familiares, amigos, alunos e ex-alunos, colegas de secretaria e professores das várias escolas nas quais lecionou.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, Fru Chaude, pelo prefeito Vinicius Engenheiro, pelo vereador Marcelo Barião – autor da proposta, aprovada por unanimidade – e pela esposa do homenageado, Talita Dias da Costa Silvério, com Maria Paula no colo e Maria Fernanda no ventre.

A supervisora de ensino Regina Coelho falou em nome dos funcionários da secretaria e o diretor da Escola Diamantino Pereira, em Pioneiros, Nelson Moura, discursou em nome dos diretores e professores da rede municipal de ensino.

O prefeito Vinicius elogiou o Legislativo por reconhecer as pessoas que vêm trabalhando pelo município e, no caso de Zé Paulo, “vem transformando a nossa educação”.

Filho de Elza Servino e Divino Pedro Silvério, José Paulo estreitou laços com Guará desde a primeira infância, ao passar férias e fins de semana com os tios na Grota e acompanhar os primeiros em aventuras “na terra do sol e da bicicleta”.

Cursou todo o ensino básico e médio na Escola Estadual Humberto França, em Ituverava, onde já sinalizava o caminho pelas Ciências Humanas, com grande satisfação em aprender Geografia, História, Português e a escrever nas aulas de redação.

De família simples e baixo poder aquisitivo, aos 14 anos já era empacotador numa rede de supermercados, na qual trabalhou por onze anos. Com o que ganhava, fez cursos complementares, até ingressar na faculdade, como aluno bolsista 100% do Prouni.

Aprovado em primeiro lugar no vestibular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, cursou História. Após a formatura, em 2007, fez pós-graduação em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, em Batatais. Regressou à FLCL de Ituverava para cursar Pedagogia e, em 2008, teve sua primeira experiência como professor eventual do Estado, na Escola Fábio José, em Aramina.

No ano seguinte, foi aprovado em concurso público na rede municipal de Guará. Atuou como professor substituto e, em agosto, iniciou sua trajetória no Colégio Evolução, com aulas de História para o 6º e 7º anos.

Ao longo de sua carreira, simultaneamente à sala de aula, exerceu funções de coordenador pedagógico, vice-diretor e diretor de escola, gestor de escola profissionalizante, o que lhe trouxe cabedal para ser indicado secretário de Educação de Guará.

“Fui tão bem recebido, finquei raízes e aqui vou criar minhas filhas”, acrescentou José Paulo no discurso de agradecimento, visivelmente emocionado. “Espero que com muito trabalho e bem servir eu possa devolver a essa terra tudo o que ela me deu.”