GUARÁ VENCE DISPUTA ENTRE ESCOLAS DE SEIS CIDADES E É CAMPEÃ DA GIMA 2023

Categoria: EDUCAÇÃO
Publicado em: 22/06/2023 21:25:48

Neste último sábado (17 de junho), mais de 1 mil crianças de escolas públicas das cidades de Batatais, Cristais Paulista, Guará, Patrocínio Paulista, Restinga e Ribeirão Corrente disputaram a GIMA (Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente) que chega à sua 14ª edição neste ano.

O evento, encabeçado pela empresária Flávia Lancha, organizado pela AZ Furlan Produções com financiamento do PROAC da Secretaria Estadual de Cultura, começou às 8h30 e se estendeu até a final da tarde.

Neste ano, as provas da gincana começaram em março. Com o tema “Teia Climática: tecendo o amanhã”, todas tiveram relação com o clima. Uma das atividades cobradas foi a elaboração de uma Colcha de Memórias. Os alunos tiveram que entrevistar moradores antigos da cidade para falar sobre as mudanças climáticas no município ao longo dos anos. Depois, eles selecionaram as melhores frases para compor a colcha de memórias como se fosse uma colcha de retalhos. Esse material foi exposto na Teia da Memória, na entrada da GIMA.

Outra atividade foi a criação de mini cordéis. Os alunos tiveram, em uma primeira etapa, que fazer papel a partir de material reciclável. Depois no papel que eles confeccionaram escreveram os minis cordéis falando sobre o clima. As escolas selecionaram os melhores, que também foram expostos na Teia da Memória e na camiseta de cada cidade participante. Ainda no sábado, as escolas fizeram apresentações de dança e disputaram provas clássicas como corrida de sacos, corrida com cones, etc.

Guará foi a primeira cidade a participar pela primeira vez da Gima e já se sagrar vencedora. A vitória foi resultado de um árduo trabalho coletivo realizado desde o início do ano letivo nas escolas EMEBTI Prof. Adelaide Garnica, EMEB Diamantino Ribeiro Pereira (Pioneiros) e EMEF Prof. Latifa Salomão Migliori. Equipes gestoras, professores e alunos se mobilizaram com grande determinação e mereceram os louros da conquista.

Foram três ônibus e um caminhão deslocados até o Espaço rural Capela do Caititu, Cristais Paulista/SP. Além do troféu de primeiro lugar, Guará foi agraciada com uma moderna impressora e com mais de 20 bicicletas que foram dadas em premiação e em sorteio para os alunos participantes.

A participação da nossa cidade contou com a presença do Prefeito Vinicius Engenheiro, do Secretário de Educação José Paulo Silvério, da Supervisora Regina Rodrigues Coelho, dos Assessores Luiz Carlos dos Santos Júnior e Lucas da Silva Luiz, da diretora da Agenda 21 Laís Araújo além dos professores e membros das equipes gestoras das unidades escolares envolvidas.