|
Categoria: OUTRAS Publicado em: 02/02/2015 12:41:56 |
No mês do Carnaval, o Bloco do Guri realiza desfile pela cidade de Guará, no dia 27 de fevereiro, às 16h. Além dos alunos do polo de ensino do município, o evento terá a participação dos Guris das cidades de Miguelópolis, Igarapava, São Joaquim da Barra, Jeriquara, Ituverava e Orlândia. Junto a um trio elétrico, cerca de 30 alunos sairão do polo do Projeto Guri em Guará (na Rua Deputado João de Faria, 150 – Centro) e percorrerão a Avenida Dr. Francisco de Paula Leão. Lembrando que o evento será gratuito e aberto ao público.
Para atrair e alegrar a todos os moradores da cidade, o Bloco do Guri fará uma apresentação mesclando instrumentos de percussão, cavaco e violão com as vozes das turmas de canto coral, interpretando marchinhas carnavalescas, além do “Samba do Guri”, o samba-enredo do bloco. Para esta ação, ainda foram recebidos do Governo do Estado de São Paulo, instrumentos específicos para o Bloco, como chocalho, agogo, surdo, malacaxeta, repinique, cuica e tamborim.
Criado em 2011, pelo programa de educação musical da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – voltado para crianças e adolescentes –, o Bloco do Guri reúne estudantes de turmas avançadas, com o objetivo de mostrar a importância e influência da cultura popular brasileira.
Além de Guará, este ano o Bloco do Guri também se apresenta em mais onze cidades: Araçatuba, Cerquilho (região de Sorocaba), Espírito Santo do Pinhal (região de Jundiaí), Ilhabela (região de São José dos Campos), Palmital (região de Marília), Presidente Prudente, Registro (litoral sul), Sorocaba, Taquarivaí (região de Itapeva), São Carlos e São José do Rio Preto. Esta ampliação do Bloco é fruto do “Toca Mais, Guri”, programa de investimento do governo lançado em 2014, que possibilitou a aquisição de novos instrumentos e adereços para este projeto.